domingo, 6 de junho de 2010

Copa e Olimpíada abrem mercado de trabalho a jovens

Empresas brasileiras de vários segmentos estão enfrentando dificuldade para contratar profissionais. O maior problema é a falta de qualificação.

Setores como o automobilístico, o de infraestrutura, de mineração, de petróleo e de tecnologia da informação são os que mais sofrem com essa escassez. Segundo uma pesquisa da Catho Online, esses setores já estão pagando até 20% a mais do que a média nacional para profissionais especializados.

Especialista em recursos humanos, Neli Barbosa (foto) afirma que a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 agravarão ainda mais a falta de profissional qualificado. Os próximos anos, diz ela, serão ótimos para quem está entrando no mercado de trabalho, que se abrirá para os recém-formados. Mas a exigência de qualificação, como cursos de línguas e especializações, será cada vez maior.

Segundo Neli, já estão faltando engenheiros. Hoje, no Brasil, 30 mil engenheiros se formam todo ano, mas o país precisa de 60 mil. Ela acredita que, para não fazer feio na Copa de 2014, o país terá de apelar até para aposentados.

“Não se tem mais tempo para formar o profissional na universidade. São quatro anos, não tem como esperar. Hoje, estrategicamente falando, tem que olhar para o mercado externo, tem que olhar para o aposentado, onde tem gente qualificada para executar o trabalho”, diz.

Clique abaixo e ouça a íntegra da entrevista que Neli Barbosa deu a Bolada Preta:
  PodcastNELI by BoladaPreta 

Programas oficiais

As iniciativas do governo federal têm sido apenas na qualificação de mão de obra mais básica, nos profissionais que atenderão o turista que visitará o país durante a Copa e a Olimpíada.

Em maio, lançou o programa "Bem Receber Copa". A meta é ensinar inglês e espanhol, em cursos não-presenciais, para cerca de 80 mil pessoas, entre taxistas, atendentes de hotéis, policiais e guias de turismo. (Christine Lopes)

0 comentários:

Postar um comentário

Os responsáveis pelo blog reservam o direito de excluírem mensagens que sejam ofensivas ou que façam acusações sem provas.

 
Bolada Preta | by TNB ©2010