terça-feira, 1 de junho de 2010

Ouça os programas de rádio e os podcasts de Bolada Preta

O projeto Bolada Preta, além deste blog, inclui um programa de rádio, um de TV e uma revista. As quatro mídias formam a disciplina Produtos Jornalísticos, uma das principais do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Nove de Julho, ministrada no sétimo semestre.

Durante todo o semestre, os alunos foram orientados a produzirem pautas, entrevistas, textos e programas para cada produto, que, ao final, editaram. Cada grupo de alunos tinha um tema. O de Bolada Preta teve a sorte de desenvolver o tema Copa do Mundo e Olimpíada como Negócio.

Desde que sob o guarda-chuva jornalístico e limitado a 30 minutos de duração, os programas de rádio podiam ter qualquer formato. Bolada Preta optou por produzir uma série de três epsódios, cada um com dez minutos de duração.

Os epsódios seguem a estrutura dos demais produtos. Estão divididos em infraestrutura, negócios e legado relacionados a esses eventos. Foram idealizados para serem veiculados numa FM que toca rock e música pop. Por isso, estão fartamente sonorizados por canções inglesas e brasileiras, basicamente, que têm alguma conexão com esportes, principalmente futebol. O tema da vinheta de abertura é Glory, Glory Man United, hino da torcida do Manchester United.

Os programas de rádio foram baseados em entrevistas/depoimentos de 22 fontes. Entre elas, estão o ministro do Turismo, Luiz Barretto, empresários (J. Hawilla, João Dória Jr.), especialistas em temas esportivos (Amir Somoggi, Ary Rocco, Ciro Wrinckler, Marcelo Proni) e ex-atletas (Magic Paula, Oscar Schmidt e Pelé).

A seguir, arquivos de áudio com os três episódios do programa de rádio e dos postcasts produzidos exclusivamente para este blog:


Bolada Preta - Episódio 1 - Infraestrutura
  Bolada Preta - Infraestrutura (PGM) by BoladaPreta


Bolada Preta - Episódio 2 - Negócios
  Bolada Preta - Negócios (PGM) by BoladaPreta

Bolada Preta - Episódio 3 - Legado
  Bolada Preta - Legado (PGM) by BoladaPreta 

Podcast - Marcos Guterman (jornalista e historiador, fala sobre a história do comércio internacional de jogador brasileiro)
  Podcast - Marcos Guterman by BoladaPreta


Podcast - Neli Barbosa (profissional de Recursos Humanos, diz que já está faltando mão de obra qualificada para obras da Copa)
  Podcast - Neli Barbosa by BoladaPreta

Podcast - João Dória Jr. (empresário, critica o governo federal por não ter privatizado aeroportos antes da Copa de 2014)
  Podcast - João Dória Jr. by BoladaPreta

Podcast - Magic Paula (ex-atleta, hoje gestora de centro olímpico, critica a falta de investimentos na formação de atletas)
  Podcast - Magic Paula by BoladaPreta


Podcast - Oscar Schmidt (ex-atleta, hoje comentarista, fala sobre o impacto da Copa e da Olimpíada no esporte brasileiro)
  Podcast - Oscar Schmidt by BoladaPreta

0 comentários:

Postar um comentário

Os responsáveis pelo blog reservam o direito de excluírem mensagens que sejam ofensivas ou que façam acusações sem provas.

 
Bolada Preta | by TNB ©2010