terça-feira, 1 de junho de 2010

Futebol realiza desejo de potência nacional, diz estudo

O livro Futebol Explica o Brasil, de Marcos Guterman, faz uma relação direta entre a história do país e a do futebol. Na obra, os fatos históricos do final do século 19 até o início do século 21 são "amarrados" com os feitos de seus atletas dentro das quatro linhas. O futebol, diz Guterman, é uma "espécie de Brasil paralelo".

"O futebol é o maior fenômeno social do Brasil. Representa a identidade nacional e também consegue dar significado aos desejos de potência da maioria absoluta dos brasileiros", escreve o jornalista e historiador logo na introdução do livro.

Editor da primeira página de O Estado de S.Paulo, Guterman mostra, por exemplo, que a derrota para o Uruguai na final da Copa de 1950, a primeira realizada no Brasil, teve consequências na economia, na política e no dia-a-dia dos brasileiros.

Ao culpar jogadores negros pelo Maracanazo, a sociedade mostrou que ainda não tinha superado quatro séculos de escravidão. A autoestima nacional escorria para a sarjeta. Como cravaria Nelson Rodrigues, o brasileiro passaria a sofrer do "complexo de vira-latas" _até hoje.

"Com a derrota, também entrou em parafuso a certeza de que o Brasil estava apto a pleitear um lugar entre as grandes nações do mundo. Mario Filho [importante jornalista da época, irmão de Nelson Rodrigues] ainda tentou, em suas crônicas, levantar o ânimo dos brasileiros, ao dizer que o importante não era ter conquistado a Copa, mas ter sido capaz de realizá-la. Com esse estado de espírito os brasileiros foram às urnas em outubro daquele ano, para escolher o sucessor de Dutra. Getúlio Vargas, com a promessa de impulsionar a industrialização do país e manter viva a chama do desenvolvimento, venceu e voltou ao poder", escreve Guterman.

Na entrevista a seguir, Guterman conta um pouco da história do futebol no Brasil. Revela como nasceu a prática do pagamento do bicho, mostra que a seleção brasileira faz hoje o papel de vitrine para valorizar jogador e revela: essa história de vender atleta não é tão nova assim.

Clique aqui e ouça entrevista de Marcos Guterman. Leia também, na revista Bolada Preta, reportagem completa sobre o livro O Futebol Explica o Brasil:

  PodcastGutermanVALE by BoladaPreta

0 comentários:

Postar um comentário

Os responsáveis pelo blog reservam o direito de excluírem mensagens que sejam ofensivas ou que façam acusações sem provas.

 
Bolada Preta | by TNB ©2010